Tendências
11 de fevereiro de 2019

Selo Procel Edificações

Criado em 2014 pela Eletrobrás, o Selo Procel Edificações é uma certificação sustentável que identifica os edifícios com as melhores classificações de eficiência energética. Seguindo os mesmos conceitos do selo Procel, que orienta o consumidor na compra de equipamentos e eletrodomésticos, o Selo Procel Edificações indica as construções comerciais e residenciais energeticamente mais eficientes.

Por se tratar de uma medida do governo para incentivar a adesão às práticas que apresentem eficiência energética, o selo Procel Edificações tem caráter compulsório para todos os novos prédios públicos federais que, obrigatoriamente, terão de alcançar a classificação ‘A’.

 

Diferença entre Procel Edifica X Procel Edificações

O Procel Edifica classifica de A (mais eficiente) a E (menos eficiente) a eficiência energética dos edifícios. É considerada apenas uma identificação, já que apenas classifica o desempenho de uma edificação.

O Selo Procel Edificações também faz parte do programa Procel Edifica, mas diferente da etiqueta que apenas classifica, o selo identifica as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria.

Dessa forma, só recebem o selo as edificações que obtiverem ótimo resultado na avaliação do programa; classe A em cada um dos três sistemas analisados.

Como funciona a certificação

O Selo é emitido quando a edificação consegue nota A em todas as Etiquetas PBE Edifica (as notas variam de A a E, sendo A totalmente eficiente e E não eficiente). No caso das edificações habitacionais, as etiquetas são divididas em 3 tipos: unidades autônomas (casas ou apartamentos); unidades multifamiliares (prédios ou casas geminadas); e áreas de uso comum (parque, piscina, salão de festas etc).

O ideal é que a habitação ou comércio seja, desde o projeto, pensada utilizando-se os parâmetros e regulamentos do selo, mas é possível adaptar construções já existentes para conseguirem a certificação. Existem dois regulamentos vigentes no Programa Brasileiro de Edificações – PBE:

 

RTQ-C – Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos;

RTQ-R – Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética em Edificações Residenciais.

 

A avaliação consiste em três sistemas principais para o comercial (envoltória, iluminação e condicionamento de ar) e duas para as unidades habitacionais (envoltória e aquecimento de água). As etapas da construção também podem ser avaliadas individualmente, e com isso conseguirem etiquetas para projeto-obra e para edificação já construída. Também é  possível certificar apartamentos individualmente, independente do condomínio.

A Eletrobras e o Inmetro são responsáveis pela emissão dos selos após a avaliação do OIA – Organismo de Inspeção Acreditado. Vale destacar que o processo de certificação é caro e demanda algum tempo, sendo indispensável a consultoria com um profissional especializado para traçar diretrizes, indicar revisões de projeto e trabalhar com os agentes envolvidos de projeto e obra para atendimento aos regulamentos do Procel Edificações e obtenção do selo.

Cadastre-se e receba nossa newsletter